Como cuidar da saúde dos seus olhos

Como cuidar da saúde dos seus olhos

A visão é um dos sentidos mais importantes para garantir uma boa qualidade de vida, mas nem sempre nos preocupamos com eles até que surja algum problema. Garantir uma boa visão é importante e existem algumas coisas que deve fazer para não ter problemas. Conheça algumas dicas que deve adotar para garantir uma boa saúde dos seus olhos.

Adote hábitos de vida saudáveis

Uma alimentação saudável com todos os nutrientes de que necessita para um bom funcionamento do organismo, garante que a sua visão esteja sempre em boas condições.

Existem alguns problemas de saúde que podem afetar diretamente a saúde dos seus olhos como:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Carência de vitamina D;
  • Stress e ansiedade, etc.

A melhor forma de controlar estas dietas é adotar uma alimentação saudável que permita que os níveis de insulina sejam regularizados ao mesmo tempo deve também adotar uma alimentação pobre em gorduras e sódio de forma a controlar os níveis de tensão arterial.

Outra questão importante é os níveis de vitaminas, como a vitamina D que afetam diretamente a saúde dos seus olhos. Invista numa alimentação saudável cheia de bons nutrientes e vitaminas e suplemente o seu dia-a-dia com um complexo vitamínico adequado para evitar carências alimentares.

Não se esqueça de fazer exames regulares

Não se esqueça de fazer exames regularesAssim como faz um check-up anual da sua saúde geral, deverá também fazer um check-up regular aos seus olhos, principalmente depois dos 30 anos ou se tem uma profissão que exija demasiado da sua visão.

Se passa muitas horas ao computador, a ver televisão ou se tem uma profissão que exige um trabalho minucioso deverá consultar o seu médico oftalmologista a fim de realizar testes de visão.

Lembre-se também que existem algumas doenças oftalmológicas que se forem detetadas a tempo através de exames específicos são mais facilmente tratadas.

Adote boas práticas e boas posturas

Parece que não está relacionado, mas adotar boas posturas principalmente quando está ao computador ou a ver televisão é muito importante para manter a saúde dos seus olhos.

  • Trabalhe com o ecrã ao nível dos olhos mas com uma distância adequada, nem demasiado perto nem demasiado longe. O recomendado são 50 centímetros;
  • Utilize luz adequada no seu trabalho de forma a não esforçar demasiado a vista;
  • Proteja os olhos do sol com óculos escuros adequados;
  • Faça pausas regulares para descansar a vista. A cada 1 hora no máximo a estar ao computador deverá levantar-se e focar objetos mais distantes ou fechar os olhos uns segundos para descansar;
  • Utilize telas de proteção para que a luz dos ~ecrãs não o prejudiquem;
  • Não passe demasiadas horas ao telemóvel principalmente às escuras;
  • Não veja tv deitado ou de lado.

Adotar boas posturas e boas práticas no trabalho e lazer fazem com que os seus olhos se mantenham saudáveis durante mais tempo. Lembre-se que os riscos podem desencadear problemas sérios de saúde e que estes muitas vezes só são visíveis a longo prazo.

Escolha sempre profissionais para cuidar dos seus olhos

Escolha sempre profissionais para cuidar dos seus olhos

Hoje em dia qualquer loja vende óculos para a vista cansada ou óculos escuros mas nem sempre estes são os mais adequados ou feitos com os melhores materiais. Escolha sempre uma loja que lhe ofereça um atendimento personalizado, que lhe realize testes de visão a fim de perceber a sua real necessidade de óculos e qual a graduação adequada para si.

Quanto aos óculos escuros lembre-se que não são meramente um objeto estético mas que devem proteger os seus olhos de forma adequada com bons filtros UV e UVA. Hoje em dia existem inúmeros óculos escuros com os mais variados designs nas lojas da especialidade e por isso não há necessidade de recorrer a lojas que não sejam especialistas na visão.

Lembre-se que a saúde dos seus olhos também é importante!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here