Como dormir melhor?

Como dormir melhor

Uma boa noite de sono é muito importante para garantir que todas as funções do organismo se façam corretamente, para garantir a boa disposição e uma boa saúde. Mas nem sempre consegue que a noite de sono seja reparador e muitas vezes acorda mais cansada do que quando foi dormir. Lembre-se que existem algumas boas práticas que deve seguir para dormir melhor. Saiba quais:

A importância de uma boa noite de sono

Dormir é muito importante e se não consegue ter uma noite de sono reparadora deverá identificar as causas e eliminá-las o mais rápido possível. É verdade que em certos períodos de vida é quase impossível garantir uma boa noite de sono, por exemplo no caso dos recém pais, mas até aí se apostar numa boa higiene do sono pode garantir que as poucas horas de sono a que tem direito se façam de forma reparadora.

  • Um adulto deverá dormir no mínimo 7h todas as noites, mas é importante referir que há pessoas que precisam de mais ou menos horas e isso deve ser respeitado;
  • Durante o sono o organismo é regenerado, e as reações biológicas que ocorrem durante o sono são muito importantes para manter uma boa saúde;
  • Uma boa noite de sono garante que a hormona cortisol responsável por regular o stress e o peso esteja em níveis ótimos, permitindo um dia-a-dia mais relaxante e uma maior facilidade em manter um peso saudável;
  • A memória a curto prazo é mantida através do sono reparador;
  • É muito importante que consiga dormir para manter boa disposição e energia para o dia-a-dia.

Sabendo os benefícios de uma boa noite de sono nem sempre é fácil conseguir dormir bem. Por isso é tão importante seguir estas dicas para garantir uma boa higiene do sono.

Como conseguir dormir bem?

O que pode fazer para conseguir dormir melhor?

  • Esqueça a TV e o telemóvel pelo menos 1 hora antes de dormir. Antes de dormir deverá relaxar e não estar no estado de alerta que a TV e o telemóvel causam;
  • Não tenha TV no quarto;
  • 1 Hora antes de dormir comece uma espécie de ritual relaxante, baixe as luzes, oiça uma música calma e beba um chá calmante;
  • Algumas pessoas relaxam com o banho antes de dormir enquanto outras despertam. Faça a experiência e veja qual a reação do seu organismo;
  • Invista num ambientador com uma fragrância relaxante como a lavanda e coloque-o antes de dormir;
  • Não tenha uma última refeição demasiado pesada mas também não vá dormir com fome;

Como conseguir dormir bem

  • Escolha um bom colchão e almofada e utilize roupa de cama adequada à temperatura;
  • Escolha uma temperatura de no máximo 22 graus para o quarto;
  • Não consuma bebidas energéticas depois da tarde para não prejudicar o sono da noite;
  • Faça exercício físico que a vai ajudar a libertar hormonas do prazer e sentir-se-á mais relaxada;
  • Invista em momentos de relaxamento como massagens, passear no parque ou que lhe der mais prazer;
  • Vá para a cama todos os dias à mesma hora e levante-se também sempre à mesma hora para o seu organismo entrar na rotina.

Se seguir estas dicas facilmente vai conseguir começar a dormir melhor. No entanto se sofrer de insônias com demasiada frequência é importante consultar um médico para perceber as verdadeiras razões que não a estão a deixar dormir. Lembre-se que dormir bem deverá ser uma prioridade pois é essencial para manter uma boa saúde e qualidade de vida.

Se não está a conseguir descansar bem por algum tipo de preocupação faça dela a sua prioridade para a resolver e saiba que pode recorrer a especialistas como psicólogos que a vão ajudar a lidar com o seu problema de forma correta. Durma bem pela sua saúde!

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