Como fazer a dieta da zona

Como fazer a dieta da zona

Existem inúmeras dietas, umas mais populares e eficazes que outras. Uma das dietas consideradas mais populares e eficazes na perda de peso é a dieta da zona.

Conhecida através de livros escritos pelo bioquímico Barry Sears, esta dieta permite perder gordura e o excesso de peso consumindo a porção adequada de cada nutriente para cada organismo.

Dieta da zona: o conceito base desta dieta

O objetivo desta dieta é que os níveis de insulina no organismo se mantenham regulados de forma a não existirem picos de insulina que desencadeiam a compulsão alimentar e a falta de sensação de saciedade.

Na dieta da zona pretende-se que a proporção dos principais nutrientes, hidratos de carbono, proteínas, e gorduras seja de 40:30:30, permitindo assim que a insulina esteja sempre regulada.

Com os níveis de insulina do organismo regulados você vai conseguir:

  • Ter sensação de saciedade após as refeições sem sentir a falsa sensação de fome contante;
  • Vai conseguir eliminar a compulsão alimentar pois vai sentir-se saciado apenas com as refeições adequadas da dieta;
  • Vai conseguir regularizar os diabetes;
  • Vai conseguir que as hormonas do organismo trabalhem de forma eficiente, melhorando o metabolismo;
  • Melhorar a sua saúde ao mesmo tempo que elimina os processos anti-inflamatórios do organismo que o impedem de perder peso de forma rápida e eficaz.

Com a dieta da zona vai conseguir essencialmente colocar o seu corpo em equilíbrio de calorias consumidas e processos metabólicos, perdendo peso de forma adequada.

Como funciona a dieta da zona no seu organismo

Ao equilibrar o seu organismo vai conseguir numa primeira fase que a gordura consumida não seja armazenada e posteriormente que a gordura em excesso no seu corpo seja eliminada de forma eficiente.

Para que este equilíbrio se dê, esta dieta recomenda que a suplemente com óleos gordos do tipo ômega 3 e 6 para aumentar o processo de perda de gordura. Estes suplementos são normalmente apresentados sob a forma de cápsulas de óleo de peixe e podem ser adquiridos em qualquer loja de produtos naturais.

Como funciona a dieta da zona no seu organismo

É tudo uma questão de insulina

Nesta dieta o foco principal vai ser regular a insulina pois só assim o corpo consegue o equilíbrio entre não armazenar gordura ao mesmo tempo que queima a gordura já acumulada. Como este é um processo que pode demorar algum tempo a ser alcançado, esta dieta é considerada uma mudança de estilo de vida e não como uma dieta para uma perda de peso rápida como acontece com outras dietas, como é o caso da dieta da proteína.

Como fazer a dieta da zona

Esta dieta defende uma proporção de 40:30:30 para hidratos de carbono, proteínas e gorduras respetivamente para conseguir equilibrar o seu organismo numa pera de peso eficaz.

Para isso acontecer deverá:

  • Fazer 6 refeições por dia de forma a acelerar o metabolismo. Nestas 6 refeições terá 3 refeições principais, pequeno-almoço, almoço e jantar e 3 pequenos lanches, lanche da manhã, lanche da tarde e ceia;
  • O consumo de hidratos de carbono deverá ser feita com moderação mas a dieta da zona não restringe o seu consumo. Lembre-se aqui a chave é o equilíbrio;
  • Colocar nos seus pratos sempre os principais ingredientes para conseguir uma refeição equilibrada e sem carências alimentares.

Esta dieta pode ser difícil de aplicar para vegetarianos, pois envolve um consumo de proteína relativamente elevado, mas é uma dieta ótima para quem:

  • Pretende perder peso de forma constante e saudável. O mais importante é equilibrar o seu organismo e não perder peso de forma demasiado rápida;
  • Não quer abdicar do consumo de hidratos de carbono;
  • Precisa de regular os seus níveis de insulina.

Se pretende uma dieta equilibrada que mude os seus hábitos alimentares esta é uma ótima escolha.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here