Existem inúmeras dietas, umas mais populares e eficazes que outras. Uma das dietas consideradas mais populares e eficazes na perda de peso é a dieta da zona.
Conhecida através de livros escritos pelo bioquímico Barry Sears, esta dieta permite perder gordura e o excesso de peso consumindo a porção adequada de cada nutriente para cada organismo.
Dieta da zona: o conceito base desta dieta
O objetivo desta dieta é que os níveis de insulina no organismo se mantenham regulados de forma a não existirem picos de insulina que desencadeiam a compulsão alimentar e a falta de sensação de saciedade.
Na dieta da zona pretende-se que a proporção dos principais nutrientes, hidratos de carbono, proteínas, e gorduras seja de 40:30:30, permitindo assim que a insulina esteja sempre regulada.
Com a dieta da zona vai conseguir essencialmente colocar o seu corpo em equilíbrio de calorias consumidas e processos metabólicos, perdendo peso de forma adequada.
Como funciona a dieta da zona no seu organismo
Ao equilibrar o seu organismo vai conseguir numa primeira fase que a gordura consumida não seja armazenada e posteriormente que a gordura em excesso no seu corpo seja eliminada de forma eficiente.
Para que este equilíbrio se dê, esta dieta recomenda que a suplemente com óleos gordos do tipo ômega 3 e 6 para aumentar o processo de perda de gordura. Estes suplementos são normalmente apresentados sob a forma de cápsulas de óleo de peixe e podem ser adquiridos em qualquer loja de produtos naturais.
É tudo uma questão de insulina
Nesta dieta o foco principal vai ser regular a insulina pois só assim o corpo consegue o equilíbrio entre não armazenar gordura ao mesmo tempo que queima a gordura já acumulada. Como este é um processo que pode demorar algum tempo a ser alcançado, esta dieta é considerada uma mudança de estilo de vida e não como uma dieta para uma perda de peso rápida como acontece com outras dietas, como é o caso da dieta da proteína.
Como fazer a dieta da zona
Esta dieta defende uma proporção de 40:30:30 para hidratos de carbono, proteínas e gorduras respetivamente para conseguir equilibrar o seu organismo numa pera de peso eficaz.
Esta dieta pode ser difícil de aplicar para vegetarianos, pois envolve um consumo de proteína relativamente elevado, mas é uma dieta ótima para quem:
- Pretende perder peso de forma constante e saudável. O mais importante é equilibrar o seu organismo e não perder peso de forma demasiado rápida;
- Não quer abdicar do consumo de hidratos de carbono;
- Precisa de regular os seus níveis de insulina.
Se pretende uma dieta equilibrada que mude os seus hábitos alimentares esta é uma ótima escolha.