Saiba mais sobre a dieta do grupo sanguíneo

Saiba mais sobre a dieta do grupo sanguíneoEsta dieta é relativamente recente e baseia-se num estudo de um médico naturopata que defende que cada pessoa deverá ter uma alimentação baseada no seu tipo de sangue.

O naturopata Peter d’Adamo autor desta dieta defende que consoante o tipo de sangue as necessidades nutricionais são diferentes e que por isso ao se alimentar de acordo com o tipo de sangue vai conseguir melhorar a sua saúde e atingir o peso ideal de forma natural.

Como separar os alimentos na dieta do grupo sanguíneo

Como separar os alimentos na dieta do grupo sanguíneo

Esta dieta separa os alimentos em três categorias:

  • Alimentos benéficos: são aqueles que curam doenças e evitam que fique doente;
  • Alimentos nocivos: para todos os alimentos que podem provocar ou agravar doenças;
  • Alimentos neutros: alimentos que não provocam nem pioram doenças.

Com base nesta separação de alimentos, esta dieta defende que os alimentos que são consumidos afetam diretamente o seu organismo, estado psicoemocional e sistema imunológico e que vão condicionar a perda e ganho de peso.

Como o organismo vai ter uma resposta diferente consoante o tipo de sangue, os alimentos deverão ser adequados a cada organismo.

Alimentos a consumir nos vários tipos de sangue

Sangue do tipo A

As pessoas do grupo de sangue do tipo A apresentam uma produção de suco gástrico diminuída e por isso deverão evitar proteínas de origem animal, que necessitam de maior quantidade de suco gástrico para serem digeridas. Nesta dieta, os indivíduos de sangue tipo A são considerados os vegetarianos naturais.

Sangue do tipo B

Este tipo de sangue tolera bem a maioria dos alimentos, sendo que é o único que tolera bem os lacticínios. Se é o seu tipo de sangue, saiba que poderá ter uma alimentação bastante diversificada.

Sangue do tipo AB

Como se trata da evolução dos grupos A e B, este tipo de sangue tolera uma alimentação bastante diversificada pois tolera todos os alimentos permitidos no grupo A e no grupo B.

Sangue do tipo 0

Produzem elevadas quantidades de suco gástrico e por isso deverão consumir bastante proteína animal que usarão o suco gástrico para serem digeridas. Ao consumirem bastante proteína animal irão evitar a formação de úlceras e outras doenças gástricas. Este tipo de sangue é considerado o mais antigo e é associado a um sistema digestivo forte encontrado nos homens do paleolítico que eram essencialmente caçadores.

Alimentos que devem ser evitados em todos os tipos de sangue

Apesar da dieta do grupo sanguíneo ter alimentos benéficos e nocivos adequados a cada tipo de sangue, existem alguns alimentos que deverão ser evitados por todos os tipos de sangue, pois são considerados nocivos:

  • Laranjas;
  • Leite, principalmente o leite de vaca;
  • Tomate;
  • Batata;
  • Cebola;
  • Carne vermelha.

Estes seis alimentos são considerados nocivos para todos os tipos de sangue.

Alimentos que devem ser evitados em todos os tipos de sangue

Nesta dieta privilegia-se uma alimentação adequado a cada pessoa, sendo que dependente do seu tipo sanguíneo a sua alimentação deverá ser adequada de forma a melhorar a sua saúde e permitir uma perda de peso eficaz.

Se já experimentou várias dietas para perda de peso ou melhoria da saúde e não teve resultados satisfatórios, poderá ser boa ideia experimentar uma dieta adequada ao seu tipo de sangue e perceber se efetivamente sente melhorias. Ao alimentar-se apenas de alimentos que o seu organismo tolera bem vai conseguir um funcionamento ótimo do sistema digestivo e o seu metabolismo tornar-se-á mais eficiente levando a uma perda de peso mais rápida e natural.

Depois de interiorizar quais os alimentos adequados ao seu tipo de sangue (poderá ser útil fazer uma lista ao inicio de alimentos permitidos), esta dieta torna-se muito intuitiva e fácil de seguir.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here