Saiba mais sobre a dieta vegan

Saiba mais sobre a dieta vegan

Ser Vegan é um estilo de vida que implica um conjunto de ideologias e práticas éticas que respeitam os direitos dos animais. Ser Vegan é não consumir nada que envolva algum tipo de exploração animal e isso inclui não usar roupa de pele, cosméticos testados em animais e alimentação de origem animal.

No entanto, poderá seguir uma dieta vegan, considerada uma dieta vegetariana restrita para promover uma boa qualidade de vida, perda de peso e saúde. É importante perceber que nutrientes estão presentes nos alimentos permitidos de forma a não ter carências alimentares, mas esta pode ser uma opção válida se pretende perder peso, ganhar saúde e respeitar o bem-estar animal.

Conceitos base da dieta vegan

Optar por uma dieta vegan pode ser difícil de início e requer algum estudo para perceber que alternativas deverá escolher para substituir os produtos de origem animal. Mas ao seguir esta dieta também vai perceber que é possível consumir alimentos como queijo ou leite vegetal e que estes alimentos são saborosos e nutritivos.

Use a criatividade para criar novas receitas e seguir uma dieta vegan será mais fácil.

Alimentos permitidos na dieta vegan:

  • Todo o tipo de vegetais e legumes;
  • Leguminosas;
  • Grãos;
  • Raízes e tubérculos;
  • Leite vegetal, queijo vegetal, margarina e óleo vegetal;
  • Soja;
  • Frutas;
  • Quinoa, tofu, seitan;
  • Frutos secos.

Alimentos proibidos na dieta vegan:

  • Todo o tipo de carnes;
  • Todo o tipo de peixes;
  • Ovos;
  • Lacticínios;
  • Mel;
  • Todo o alimento pertencente ao reino animal.

Na verdade este é um tipo de dieta bastante restrita, mas ao adota-la, você poderá:

  • Perder peso de forma rápida e natural;
  • Eliminar os processos de inflamação do organismo;
  • Diminuir o inchaço;
  • Melhorar o seu sistema digestivo;
  • Ganhar energia;
  • Melhorar os níveis de colesterol;
  • Ter uma alimentação que respeita o bem-estar animal.

Conheça um menu tipo de dieta vegan

Sente-se perdido com tantas restrições nesta dieta. Veja o que poderá ser um dia tipo de alimentação vegan e tire algumas ideias:

  • Pequeno-almoço: 1 batido com leite de amêndoa + 1 banana + 1 colher de manteiga de amêndoa + frutos vermelhos acompanhando com pão de cereais com creme vegetal;
  • Lanche da manhã: 1 punhado de frutos secos como amêndoas ou avelãs;
  • Almoço: 1 sopa de legumes+ salada de alface e tomate com massa espiral integral+ almondegas de legumes;
  • Lanche da tarde: 1 peça de fruta + 3 tostas de arroz integral;
  • Jantar: pão recheado com molho Pesto e queijo vegetal + salada de tomate + 1 peça de fruta;
  • Ceia: 1 copo de leite vegetal com 1 tosta de pão integral ou 1 chá com 2 bolachas de milho.

Como vê existem várias opções para fazer uma alimentação vegan. É importante que utilize ervas aromáticas variadas e que pesquise sobre receitas vegan para ter sempre ideias e não sentir que acaba por comer sempre o mesmo.

Após 1 mês de alimentação vegan, vai sentir-se com muito mais saúde e energia e provavelmente vai querer adotar esta dieta pelo menos para a maioria dos seus diasVai também conseguir perder peso comendo uma alimentação variada e com novas receitas o que lhe dará uma motivação extra. Atualmente já são muitos os espaços comerciais que contemplam uma opção vegan nos seus menus, sendo cada vez mais fácil de conseguir conciliar a sua dieta com a sua vida social.

Se não pretende seguir um estilo de vida vegan mas sentiu melhorias numa dieta vegan apesar de achar que não consegue abdicar de alguns produtos de origem animal, poderá optar por fazer alguns dias de alimentação dita normal optando por alimentos biológicos onde o bem- estar animal é tido em maior conta.

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