Saiba mais sobre a dieta vegetariana

Saiba mais sobre a dieta vegetariana

Como o próprio nome indica a dieta vegetariana consiste na eliminação de produtos de origem animal. Esta dieta pode ter várias vertentes mais ou menos restritas e depende dos seus objetivos e convicções.

Pode adotar uma dieta vegetariana mais restrita eliminando por completo os produtos de origem animal ou poderá incluir algumas fontes de proteína animal e outros subprodutos proteicos.

Como iniciar uma dieta vegetariana

Se for consumidor regular de proteínas animais provenientes da carne, peixe e ovos poderá ser difícil adotar uma dieta vegetariana restrita. É importante decidir que tipo de dieta vegetariana pretende seguir:

  • Como iniciar uma dieta vegetarianaDieta vegetariana restrita: onde são eliminadas todas as fontes de proteína provenientes de animais, assim como, de subprodutos como os lacticínios;
  • Dieta vegetariana que elimina a carne mas aceita que se consuma moderadamente peixe e ovos;
  • Dieta vegetariana onde se elimina a carne e peixe mas se consuma de forma moderada ovos e lacticínios.

A escolha do tipo de dieta vegetariana está relacionada com aquilo que acredita ser melhor para o seu organismo e com aquilo que se sente mais confortável. Mas o objetivo principal desta dieta é a melhoria da sua saúde.

Com uma dieta vegetariana você:

  • Vai conseguir perder peso de forma rápida e natural;
  • Vai melhorar a sua saúde cardiovascular, pois estará a eliminar gorduras animais;
  • Consegue controlar a glicose de forma eficiente. É ma dieta ótima para controlo de diabetes;
  • Vai ter uma alimentação mais sustentável pois irá abolir o consumo de carne.

Seja qual for o seu objetivo, lembre-se que uma dieta vegetariana precisa de ter fontes proteicas vegetais, que pode encontrar nas leguminosas mas que por vezes pode ser necessário recorrer à suplementação vitamínica para evitar possíveis carências do organismo.

Que alimentos comer numa dieta vegetariana

Antes de fazer listas de alimentos permitidos é necessário entender que outras fontes de proteínas não animais poderá encontrar e incluí-las no seu dia-a-dia.

Privilegie alimentos como:

  • Leguminosas como o feijão, o grão e a soja. Fontes de proteína vegetal que vão evitar carências alimentares;
  • Se não pretende uma dieta vegetariana restrita consuma ovos e lacticínios como fontes de proteínas essenciais ao bom funcionamento do seu organismo;
  • Use a imaginação para criar hambúrgueres vegetarianos com tofu, soja ou seitan.

Alimentos permitidos:

  • Cereais, que pode encontrar no pão e massas;
  • Pode usar dos vários tipos;
  • Legumes, principalmente os de folha escura que são ricos em ferro;
  • Frutos secos ricos em gorduras boas e vitaminas.

Lembre-se que pode ser necessário uma fase inicial de adaptação, principalmente se era consumidor assíduo de proteínas animais e que poderá ser benéfico optar por suplementação vitamínica para evitar carências alimentares.

Como perder peso com a dieta vegetariana

Como perder peso com a dieta vegetariana

A perda de peso numa dieta vegetariana dá-se essencialmente porque esta é uma dieta tipicamente baixa em calorias, sódio e gordura animal. Sem estes componentes, o seu organismo vai eliminar a inflamação e inchaço ao mesmo tempo que um baixo aporte calórico lhe vai permitir emagrecer.

Ao melhorar a sua saúde cardiovascular e regularização da glicose no sangue, vai conseguir aumentar os seus níveis de energia sem picos de insulina, permitindo manter-se numa dieta de baixa calorias que deve complementar com atividade física para conseguir perder peso de forma mais rápida e eficaz.

A dieta vegetariana tem riscos para a saúde

A resposta é depende! Se estudar os alimentos que lhe darão todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu organismo e os incluir na sua dieta diária ou ajudar o seu organismo com suplementação vitamínica adequada esta é uma dieta totalmente saudável e sem riscos para a sua saúde e que vai melhorar o seu bem-estar. Esta pode ser uma excelente opção para perder peso e ganhar saúde!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here